Comunicação Interna na Indústria: estratégias para potencializar a sua CI e fortalecer a cultura corporativa

Como garantir que a comunicação da sua empresa chegue de forma linear – do corporativo ao público operacional?

Fazer a comunicação chegar aos públicos operacionais foi o segundo maior desafio relatado pelas empresas em 2023 (55%), na Pesquisa de Tendências em CI, realizada pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).
O que é compreensível considerando que, boa parte destes, possuem uma dinâmica diferente na rotina, trabalham em escalas distintas e não ficam com o celular ou computador disponível o dia todo, por exemplo.
Além disso, o mesmo estudo mostra que, quanto maior o número de colaboradores, maior é a dificuldade de comunicação com o time de operação – sendo uma dificuldade quase tão grande quanto o engajar os líderes a serem comunicadores (75%).
De bate pronto, podemos afirmar que: entender os diferentes públicos internos e principais pontos de contato é o primeiro passo para driblar este obstáculo e construir uma comunicação clara e objetiva – alinhada à cultura e ao tom de voz da marca.

Neste cenário de desafios constantes frente à gestão fabril, como é possível garantir uma comunicação efetiva e fazer com que a cultura seja difundida entre todos os públicos da empresa?
Antes de responder a essa pergunta, vale lembrarmos quais os principais benefícios que a CI, quando feita de forma estratégica, pode trazer para a indústria.

Benefícios da Comunicação Interna na Indústria

1. Menor rotatividade

A CI fortalece o relacionamento entre a companhia e seus colaboradores, criando um ambiente mais agradável e produtivo – o que também pode diminuir a saída de profissionais que fazem a diferença no seu negócio.

2. Mais compreensão e fit cultural

Por meio de uma comunicação interna estruturada, também é possível levar a cultura de forma mais sólida para os colaboradores, fazendo com que ela seja vivida e compreendida por todos.
Assim, é possível criar um ambiente onde os colaboradores se identificam com os valores da empresa e utilizam a cultura como base de suas ações.

3. Maior conexão com a empresa

Quando há uma comunicação clara e transparente, os colaboradores se sentem mais conectados à missão, valores e objetivos da empresa. Isso aumenta o senso de pertencimento e motivação, o que naturalmente contribui para a retenção de talentos.

4. Mais engajamento

Quando o público operacional é o último a ser informado sobre as novidades/informações da empresa, o resultado pode ser o desengajamento por parte do time, principalmente, pelo sentimento de “desatualização” se comparado aos demais setores.
Essa falta de comunicação causa um impacto direto nos negócios:

Em contrapartida, quando a estratégia é diferente, temos colaboradores engajados e felizes, o que é fundamental para o awareness e aumento das vendas da marca.

5. Maior senso de pertencimento

Ao comunicar-se de forma estratégica com o ambiente fabril, a empresa faz com que os colaboradores entendam melhor do que fazem parte, além de reforçar, em um canal de fácil acesso, que a companhia se importa em comunicar tudo que ele precisa saber.

6. Impulsiona a segurança

Por meio da CI, é possível compartilhar informações sobre segurança no trabalho.
Fazendo isso, os acidentes tendem a diminuir, já que a atenção é reforçada em vários momentos da jornada do colaborador.

Além disso, é possível cultivar ainda mais outro tipo de segurança: a da informação. Por meio da comunicação, é possível reforçar a consciência do confidencial, fortalecendo a importância do sigilo com dados sensíveis, lançamentos da empresa, novas tecnologias, etc.
Resultados assim são sempre bem-vindos, não é mesmo? Por isso, vamos partir para as estratégias de Comunicação Interna que fazem tudo isso acontecer, aproximando a sua companhia do ambiente fabril.
Como melhorar a Comunicação Interna no público operacional?

• Realize pesquisas para entender o melhor canal para seu público

Conheça e observe, na prática, onde os colaboradores passam a maior parte do tempo e onde conseguem absorver as informações com clareza.
Lembre-se de que aqui não existe um padrão definido, mas, sim, um caminho personalizado às características e aos seus objetivos da sua empresa para funcionar.

• Utilize todos os recursos disponíveis e inove nos canais

Seja criativo na hora de definir os canais de suas comunicações e saia do convencional.
Display de mesas nos refeitórios, Mural Digital (TV), perfis corporativos ou intranet são ótimos recursos – mas, hoje, são convencionais.
Que tal apostar em canais diferentes? Como papéis para a bandeja do refeitório na hora de divulgar uma pesquisa ou adesivo nos banheiros para reforçar uma informação importante?

Pense, também, nos locais onde o colaborador terá seu celular disponível e invista neles.
Falando em pesquisas…

• Tenha espaços para o colaborador ser ouvido – onde ele é comunicado e pode se comunicar de volta

As redes sociais corporativas, como a Dialog, são uma excelente ferramenta para este objetivo. Além de dinamizar o compartilhamento de conteúdos, possuem uma experiência de uso muito similar às demais redes utilizadas pelo colaborador no dia a dia – o que leva a uma maior identificação e interesse.

Neste caso, é interessante realizar um treinamento para o público, a fim de familiarizá-los com a novidade, trazendo dicas de como utilizar estas ferramentas da melhor forma.

• Evite a “rádio corredor”

Comunique sempre em primeira mão. Isso diminui o compartilhamento de informações falsas e permite uma maior gestão sobre o que está sendo comunicado dentro da companhia.
A “rádio corredor” pode ser positiva, desde que usada a favor da cultura e interesses da empresa – como acontece na estratégia de influenciadores internos, por exemplo.
Afinal, em estruturas como linhas de produção, o ser humano é o principal canal, já que as interações sociais são, primordialmente, sustentadas por conversas entre pessoas.

• Filtre o que, onde e como é comunicado

É fundamental que todos entendam o que a empresa está querendo dizer e o intuito da sua fala. Por isso, estude o tom de voz adequado para cada público interno.

• Tenha estratégias que reforçam o protagonismo do colaborador

Vídeos trazendo a história de suas pessoas com a empresa ou produção de fotos/vídeos, envolvendo todos os públicos da companhia, são excelentes estratégias para que o colaborador se veja representado nos materiais e se sinta parte do negócio.

• Invista em treinamento de CI com gestores

Assim, os líderes podem aprimorar suas habilidades de comunicação, relacionamento interpessoal, gestão de conflitos e incentivo da equipe.
Em conjunto, esses fatores colaboram com a necessidade de fortalecer uma liderança comunicativa, que não apenas defende a mensagem, mas também se torna um canal de comunicação de grande alcance e impacto junto aos colaboradores.

• Escolha um time especialista

E, se quiser garantir que tudo isso ocorra da melhor forma, conte com parceiros especializados em Comunicação Interna.
Uma agência especialista neste segmento, como a Portal, saberá como ajudar sua marca a definir a melhor forma de se comunicar com cada time de colaboradores, indo além dos objetivos preestabelecidos.
Lembre-se de que a CI só poderá atingir os resultados esperados quando falar com seus públicos de forma assertiva e fazer com que todos se sintam parte do negócio, da cultura e dos resultados da empresa.

Mantenha o colaborador no centro. Sempre.

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