Conheça como as nossas estratégias ajudam a maior empresa de educação do Brasil a se tornar cada vez mais diversa, desde 2019.
Lá atrás, antes mesmo da pandemia surgir, a Cogna Educação – uma holding detentora de marcas como Anhanguera, Sistema de Ensino Anglo, Editora Saraiva e muitas outras – decidiu dar o primeiro passo rumo a um futuro mais inclusivo:
Eles pediram o apoio da Portal para estruturarem sua própria área de Diversidade.
A nossa resposta? Que, pra isso, não basta uma campanha – tem que ser um MOVIMENTO. E eles concordaram tanto que continuam cultivando esse valor em cada uma de suas comunicações até hoje.
Partiu entender cada detalhe?
Prover uma estrutura preparada para diferentes necessidades
Que fosse consciente da importância de contratar prezando diversidade
Fazer com que os colaboradores engajassem com o tema e soubessem que ali há tolerância zero para preconceito
E para criar uma estratégia que atingisse em cheio todos esses pontos, fizemos um planejamento extremamente completo, que envolveu:
O pilar que guiou a criação das nossas táticas foi a metodologia de inovação ADKAR.
Neste caso, sobre a importância do respeito e da diversidade, além de garantir que a liderança compartilhasse dos mesmos valores
Fazendo com que quisessem participar e apoiar essa transformação
Fornecer materiais que mostrassem como os colaboradores poderiam mudar efetivamente
Momento dos colaboradores serem estimulados a colocar em prática tudo que aprenderam nas etapas anteriores
Ações para manter e propagar a evolução alcançada
A partir de tudo isso, ao longo do tempo, criamos:
Além de processos seletivos mais inclusivos, programas e treinamentos, a Portal também ajudou a Cogna com diversas iniciativas específicas, que valem muito a pena trazer:
Newsletter mensal específica sobre Diversidade
Criação do pilar #BeYourself na cultura da cia pra incentivar os colaboradores a serem eles mesmos
Eventos e lives com convidados externos especialistas e colaboradores internos da área de DE&I
Implementação de pesquisas específicas sobre diversidade
Fornecer materiais que mostrassem como os colaboradores poderiam mudar efetivamente
Outro destaque vai para algumas mudanças que, a partir dessa nova orientação, passaram a afetar todos os materiais que fazemos na Cogna, e não somente os de diversidade.
Atentando-se para abranger todos os públicos sempre
Em todos os layouts, trazendo todos os tipos de pessoas, independentemente de gênero, etnia ou capacitismo
Ressaltando e valorizando o fato dos colaboradores vestirem a camisa da diversidade em todas as iniciativas da empresa
Hoje, a Cogna possui diversas metas alcançadas e até mesmo reconhecimentos e prêmios pelo trabalho de diversidade e inclusão, como o selo GPTW Mulheres.
Com a nossa orientação, eles:
Reconheceram e assumiram suas falhas
Definiram parceiros estratégicos para ajudar a solucionar suas dores
Fizeram muitas pesquisas, para sempre trabalhar com dados reais
E criaram iniciativas a partir dos aprendizados
Tudo isso mudou completamente o cenário, desde o dress code até as políticas de maternidade e saúde para pessoas trans.
É coisa pra caramba pra se orgulhar – e nos orgulhamos de dizer que todos os dias tem um novo motivo.